Açaí no Ponto | O açaí contra a barriguinha!
| Açaí na Mídia
29 de outubro de 2013
O açaí contra a barriguinha!

Que a obesidade traz vários malefícios para a saúde, todo mundo já sabe. E quem está um pouco acima do peso e acha que está longe de qualquer risco, muito se engana.



O aumento da circunferência abdominal acarreta vários problemas para a saúde, principalmente ao coração.

Segundo reportagem do Diário do Amazonas, as famosas “barriguinhas de chopp” passeiam livremente entre as pessoas, mas transportam sérios riscos à saúde:

O aumento da gordura no abdômen “pode trazer vários riscos como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão e um paciente com a pressão alta é um forte candidato ao infarto”, constata a cardiologista Ana Cláudia de Santana. Vários aspectos podem contribuir para este quadro, como uma alimentação incorreta e sedentarismo, por isso a circunferência abdominal é uma referência, indicando se a pessoa se encontra em quadro de risco.

Ainda de acordo com a cardiologista, “o homem é um paciente em potencial, por ter uma facilidade maior de acumular gordura na região do abdômen, principalmente pelo excesso de ingestão de cerveja e consequentemente acabam ficando com a famosa barriguinha de chopp. Já a mulher, tem distribuição maior da gordura, mas não significa que ela deva relaxar”, explica Ana Cláudia.

Todavia, nem tudo está perdido e sempre é tempo de recomeçar e cuidar da saúde. Na reportagem, a cardiologista também dá dicas de alimentos que ajudam no combate à gordurinhas e, é claro, o açaí é um deles.

O açaí é recomendado para todas as pessoas, inclusive as que fazem dieta e perda de peso. A fruta supre praticamente todas as necessidades do corpo humano com grandes benefícios. Reduz o mal colesterol, acelera o metabolismo, ajuda a manter seu sistema digestivo limpo e isso resulta em movimentos regulares do intestino que eventualmente leva ao objetivo final de perda de peso. Para isso precisa combinar com estilo de vida ativo.

Em estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, pesquisadores apontam diminuição de colesterol em pessoas com consumo regular de açaí, se comparadas a não consumidores. A diminuição do mau colesterol deve-se ao corante do açaí, a antocianina, também presente em uvas e alimentos com a coloração roxa. Se comparado a um litro de vinho tinto, um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina. Contém, também, 60% Oléico (Ômega 9), ácido graxo monoinsaturado essencial, que auxilia na redução dos níveis do LDL (colesterol ruim) enquanto eleva os do HDL (colesterol bom), contém substâncias que ajudam a impedir coágulos que provocam entupimentos das veias.

E para os hipertensos, uma excelente notícia: a fruta contém 12% Linoléico (Ômega 6), ácido graxo poliinsaturado essencial, que comprovadamente reduz o nível do LDL, protege contra a pressão arterial alta e combate o excesso de glicose.

Estes são apenas alguns dos benefícios que só o açaí pode proporcionar: saúde e sabor!

Confira a reportagem.